Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Ano letivo arranca no próximo dia 28

469.jpg

IPVC assegura regresso com aulas presenciais e com novas medidas devido à Covid 19

Aulas presenciais, horários alargados com aulas inclusive aos sábados, fixação de turmas por sala, utilização de espaços, que até então não eram utlizados para aulas, nomeadamente auditórios, que estavam afetos a outras atividades técnico-científicas, mas que irão permitir o aumento do número de espaços letivos e uma melhor distribuição das atividades letivas, uso obrigatório de máscara, higienização de mãos e espaços, sinalética adequada e as barreiras necessárias, em todas as nossas escolas, para facilitar o movimento da comunidade, salvaguardando o distanciamento social e evitando o cruzamento entre pessoas no acesso aos espaços letivos, são apenas algumas das novas medidas devido à Covid 19 implementadas pelo IPVC para o arranque do novo ano letivo já no próximo dia 28.

Ao nível do alojamento o IPVC é segundo o último relatório do PNAES - Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, o segundo Instituto Politécnico do País com maior número de camas próprias disponíveis para alojamento dos estudantes. "Este indicador mostra a preocupação que a Instituição desde sempre atribuiu ao acolhimento dos estudantes deslocados", sublinha o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues. Com as restrições levantadas pela Covid 19 o IPVC pretende manter a mesma oferta, tendo para o efeito estabelecido protocolos com a a MOVIJOVEM, entidade gestora das Pousadas da Juventude, a possibilidade dos estudantes do IPVC, em condições especiais, poderem utilizar as Pousadas de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Ponte de Lima.

O IPVC encontra-se ainda em negociações com diversas entidades da região no sentido de estas poderem, também em condições especiais, ser uma alternativa para o alojamento dos alunos de forma a compensar a diminuição da capacidade de alojamento nas residências da instituição.

Nas cantinas e bares o IPVC vai disponibilizar o serviço de takeaway para além da redefinição dos horários para almoço, através da implementação de turnos conciliados com os horários de funcionamento das aulas. Em suma, reitera Carlos Rodrigues, "vamos iniciar o ano letivo a 28 de setembro com ensino essencialmente presencial, estando o IPVC a trabalhar no sentido de criar todas as condições de segurança para os estudantes, docentes e funcionários. Vamos ainda fornecer a cada membro da comunidade académica, máscaras e álcool gel".

IPVC já tem alternativas definidas perante um eventual agravamento da pandemia

Este é o cenário traçado para o arranque do ano letivo em 2020/21, contudo, alerta o presidente do IPVC, "se formos confrontados com agravamento da situação pandémica, temos já pensadas outras soluções". Soluções que passam pela transformação de várias salas que estão a ser equipadas com sistemas de captação de som e de imagem que vai permitir o funcionamento das aulas em streaming. Prevista igualmente a divisão de turmas, por grupos muito mais reduzidos. As atividades letivas em sistema síncrono e assíncrono, mas sobretudo a combinação dos dois sistemas é outra medida considerada. Perante o cenário mais extremo, ou seja, o de um novo confinamento, o IPVC está igualmente preparado, uma vez que já o implementou no segundo semestre de 2019/20.

Consulte o Despacho IPVC - P - 57/2020 que define as Medidas de prevenção e controlo da transmissão da Covid 19 para o funcionamento do ano letivo 2020-2021.


A Escola Superior de Saúde do IPVC retomou os Ensinos Clínicos/Estágios, do ano letivo 2019/2020, suspensos devido à pandemia COVID-19

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo retomou praticamente a totalidade dos Ensinos Clínicos/Estágios suspensos em março devido à pandemia da Covid-19. Para alcançar esta meta, a escola e as Instituições de acolhimento dos estudantes para a formação em contexto de trabalho, desdobraram-se em esforços para que seja possível a conclusão do ano letivo 2019/2020, prevendo-se que o último Ensino clínico termine a 20 de novembro.

Última atualização: 
15.09.2020
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
Format: 2020-09-27
Format: 2020-09-27