Concurso de ideias

Nova imagem de comunicação do IPVC

Para a conceção da nova imagem o IPVC lançou, em finais de 2019, um concurso de ideias para que fossem apresentadas propostas para aquela que poderia ser a nova imagem da instituição.

Após a análise das várias dezenas de propostas, algumas oriundas do Canadá e Brasil, o júri foi unânime na candidatura vencedora: duas jovens vianenses acabaram por reunir o consenso do júri e arrecadaram o primeiro prémio do concurso no valor de 2500 euros.

Uma imagem inovadora que transmite a confiança e o percurso que o IPVC está determinado a seguir, de forma a estar mais próximo de todos os seus stakeholders.

As vencedoras do Concurso, Helena Soares e Sara Costa, explicam que "o logo do IPVC partiu de uma reflexão sobre o que é o ensino superior e, de um modo mais particular, o que é o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o que representa e quais são os seus objetivos e posicionamento estratégico. Pensamos numa nova identidade que ultrapassasse o figurativo e estático, que não datasse o IPVC, e que transmitisse o seu dinamismo. A nova imagem baseia-se, então, neste entendimento do IPVC enquanto instituição mutável e abrangente. É um ponto de partida inclusivo, aberto a múltiplos percursos".

Explicam ainda que "de uma forma geral, esta nova identidade apresenta o IPVC como um ponto a partir do qual se podem traçar diversos caminhos. Visualmente, esta ideia é traduzida de uma forma simples e através de uma linguagem jovem e facilmente reconhecível. A sigla do IPVC, utilizada desde sempre na sua comunicação, é reescrita numa tipografia bold, com impacto visual. O ponto do I, que é obtido através do uso da tipografia em caixa baixa, é utilizado estrategicamente como representação do IPVC enquanto ponto de partida. Desse ponto, parte uma linha metaforicamente associada aos diversos percursos que podem nascer desta instituição".

15.05.2020

Format: 2020-08-05