Janelas Convida

469_web.png

Estudantes de gerontologia lançam iniciativa de apoio às pessoas idosas que estão em casa

Estudantes de gerontologia da ESE-IPVC lançam iniciativa de apoio às pessoas idosas que estão em casa sozinhas ou isoladas, no dia do Gerontólogo comemorado a 24 de março.

Janelas ConVIDA é uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes da licenciatura de Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Trata-se de uma ação de proximidade e suporte às pessoas mais velhas que vivem, neste momento, sozinhas ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos na sequência do estado de emergência decretado em Portugal.

Especificamente, estes estudantes convidam cada português a, diariamente, conversar com os seus vizinhos mais velhos à janela ou varanda.

Conscientes dos riscos e da vulnerabilidade acrescida a que este grupo populacional fica exposto no atual contexto, nomeadamente o aumento de sentimentos de isolamento, solidão, insegurança, abandono e exclusão, os estudantes de gerontologia e futuros gerontólogos pretendem criar uma rede de suporte e ajuda às pessoas mais velhas; identificar/sinalizar necessidades ou situações de risco vividas pelas pessoas mais velhas; ajudar os mais velhos a manter-se em casa, seguros e protegidos, evitando o risco de contágio da Covid-19, minimizando desta forma a vivência de sentimentos de solidão, isolamento social, insegurança ou abandono.

Para tal criaram uma página nas redes sociais (https://m.facebook.com/JanelasConVIDA) onde divulgam a iniciativa, fazem sugestões, sensibilizam, recolhem experiências.

Quando todos temos de ficar em casa para nossa proteção e da nossa comunidade, as janelas e varandas foram escolhidas como a nossa ligação ao mundo físico e social, particularmente para aqueles em que a tecnologia não é alternativa.

Por isso, as janelas ganham vida quando convidamos o(s) outro(s) para uma conversa entre vizinhos, para uma pequena troca de palavras, mas que se transforma em algo muito maior  cria uma ligação, transmite esperança, cuidado, interesse genuíno

Vá à janela, convide o seu vizinho mais velhos para uma conversa!

24.03.2020

1_web.png