Psicologia Online no IPVC

Para toda a comunidade académica

Na sequência da situação que se vive atualmente no país o gabinete de psicologia suspendeu o atendimento presencial por tempo indeterminado sendo o serviço retomado logo que estejam reunidas as condições para o normal funcionamento funcionado agora pelo sistema online.

Todavia, o gabinete de saúde do IPVC deixa o alerta de que com a situação atual, não estamos apenas a combater uma ameaça à nossa saúde física, mas também à nossa saúde psicológica. A alteração da dita vida normal com os períodos de quarentena profilática ou não, alteração de rotinas, exposição indiscriminada a informação, alertas de emergência e estatísticas pouco animadoras são fatores que causam, por si só, desconforto psicológico e podem levar ao agravamento de sintomas.

Por esse motivo, contornando os constrangimentos impostos pelas questões de saúde pública, o Gabinete de Psicologia mantém disponível o endereço de email e outros meios de contacto online para prestar apoio e assistência não só a casos em acompanhamento, mas também a quem perceba precisar nesta fase de primeiros socorros psicológicos.

• Requisitos e Procedimentos:

A consulta de On line funciona de forma idêntica à consulta presencial.

As consultas online têm a mesma duração da consulta presencial, ou seja, aproximadamente 60 minutos.

Para realizar a sua consulta deverá proceder do seguinte modo:

1. fazer o pedido de marcação de consulta (ver formulário anexo)

2. aguardar um email com a confirmação do dia/hora da consulta

3. providenciar meios de contacto por vídeo e áudio (dispositivos móveis com aplicações ou computador com acesso à internet)

4. no dia e hora marcado, procurar um local privado e tranquilo e entrar na consulta online através da plataforma Skype (ou outra a indicada no email de confirmação de consulta)

5. informamos que é estritamente proibida a gravação áudio ou vídeo de consultas sem consentimento.

Porque mantermos a nossa saúde física, implica também zelarmos pela saúde psicológica, caso necessite, não hesite em contactar o gabinete de psicologia através deste email.

Ajude-nos a ajudá-lo!

18.03.2020