4L Maria Alice vai do IPVC até Marrocos

469_web.png

Estudantes do IPVC são os únicos portugueses a participar no rali solidário

Daniel Abreu e José Costa, estudantes da ESCEIPVC já deram início uma aventura solidária que vai ligar Valença a Marrocos. Ao todo serão mais de 8 mil quilómetros a percorrer ao longo de 11 dias com o objetivo solidário de ajudar crianças do deserto levando-lhes material escolar e alimentos. Os dois amigos já saíram de Valença e irão percorrer Espanha, França e Marrocos, numa iniciativa que junta 1506 viatura 4 L e alunos entre os 18 e os 28 de todo o mundo.

Os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo são os únicos participantes portugueses na competição. Ao volante da 4L Maria Alice, nome atribuído à carrinha que vão usar no rali solidário, os estudantes transportam material escolar e brinquedos que recolherem junto de campanhas efetuadas na ESCE IPVC.

A 4 L Maria Alice foi uma prenda do avô que Daniel restaurou ao longo dos últimos tempos. Quanto ao nome com que batizaram a viatura, Daniel sublinha que Maria é o nome português mais conhecido e Alice é por estar associado a pessoas que nunca desistem dos seus objetivos.

Os estudantes contam a ajuda e apoio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que irá acompanhar diariamente o trajeto de Daniel Abreu e José Costa.

Raid 4L Trophy

Trata-se do maior rali solidário do mundo que junta estudantes universitários sendo uma prova de orientação com recurso a bússola. Os participantes percorrem Marrocos de norte a sul, cruzando o deserto do Sahara e terminando em Marraquexe.

Enfants du desert

Para além da competição que esta prova tem associada há a componente solidária da iniciativa uma vez que os participantes vão distribuir alimentos, material escolar e brinquedos. Parte do dinheiro da inscrição na prova reverte reverterá para associações como a Enfants du desert e a 4L Solidaire, com o objetivo de ajudar a construir salas de aula e casas de banho nas comunidades por onde passam. É ainda objetivo desta prova sensibilizar os participantes para as questões ecológicas e ambientais.

16.02.2020

1_web.png