Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Patrício António de Almeida Rocha

Resumo
Modelos de comportamento, dimensionamento, verificação de segurança e disposições construtivas em: Estruturas porticadas e elementos rígidos de contraventamento; Lajes vigadas; Escadas; Consolas curtas; Paredes; Vigas parede.

Objetivos da Aprendizagem
1- Dimensionamento de estruturas de betão armado mais complexas: estruturas porticadas, lajes, escadas
2- Dimensionamento de estruturas de betão armado menos correntes: Consolas curtas; Paredes; Vigas parede.

Conteudos Programáticos
1- ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS PORTICADAS
Métodos simplificados de análise e verificação estrutural. Métodos de análise e verificação estrutural. Noção de cálculo plástico de estruturas. Redistribuição de esforços. Elementos rígidos de contraventamento.
2- LAJES DE BETÃO ARMADO
Compreensão do funcionamento e modelos de cálculo. Redistribuição de esforços. Pré dimensionamento, dimensionamento e verificação de segurança.
3- LAJES DE BA FUNGIFORMES
Compreensão do funcionamento e tipos de esforços. Modelo de cálculo - Método regulamentar dos pórticos equivalentes. Redistribuição de esforços em lajes fungiformes. Pré dimensionamento, dimensionamento e verificação de segurança.
4- PUNÇOAMENTO
Verificação da segurança ao estado limite último de resistência. Determinação do punçoamento actante (centrado e excêntrico). Determinação do punçoamento resistente (mecanismo e aspetos que influenciam a resistência).
5- ESCADAS
Esquemas estruturais tipo e modelos de cálculo. Pré-dimensionamento. Dimensionamento e verificação de segurança.
6- ESTRUTURAS DE BA MENOS CORRENTES
Dimensionamento, verificação de segurança e disposições construtivas em: Consolas curtas; Paredes; Vigas parede.

Metodologias de Ensino
Exposição teórica dos temas abordados.
Concretização das metodologias em exemplos práticos.
Acompanhamento na realização do trabalho prático para avaliação.

Tipologia de avaliação: Avaliação contínua
Assiduidade: Obrigatória (80% aulas práticas)
Avaliação teórica (50%): Realização de provas escritas de carácter teórico-prático
Avaliação Prática (50%): Prestação individual durante as aulas e apresentação dos trabalhos práticos

Bibliografia Principal
Eurocódigo 2: Projeto de estruturas de betão. Parte 1-1: Regras gerais e regras para edifícios. (NP EN 1992-1-1: 2010)
Júlio Appleton (2013) Estruturas de Betão, Volume 2, Edições Orion
Cachim, P. e Morais M. (2013) Estruturas de betão - bases de cálculo segundo o EC2, Publindústria, Edições Tecnicas - Porto.

Bibliografia Complementar
Eurocódigo 0: Bases para o projecto de estruturas. (NP EN 1990: 2009).
Eurocódigo 1: Acções em estruturas. Parte 1-1: Acções gerais - Pesos volúmicos, pesos próprios, sobrecargas em edifícios. (NP EN 1991-1-1: 2009).
Eurocódigo 1: Acções em estruturas. Parte 1-4: Acções gerais - Acção do Vento. (NP EN 1991-1-4: 2010).
Helena Barros e Joaquim Figueiras (2010) Tabelas e ábacos de Dimensionamento de Secções de Betão Solicitadas à Flexão e a Esforços Axiais Segundo o Eurocódigo 2, FEUP edições.
P. Jiménez Montoya, A. Garcia Meseguer, F.Morán Cabré (1994) Hormigón Armado,GG. Editorial Gustavo Gili, S.A., 13ª Edição, vol. 1 e 2.
R. Walther e M. Miehlbradt (1990) Dimensionnement des Structures en Béton, Presse Polytechniques et Universitaires Romandes, EPFL.

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.