Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Mário Jorge Costa Tomé

Resumo
Os sistemas de abastecimento de água e os sistemas de drenagem de águas residuais, constituem infraestruturas básicas dos povoamentos urbanos. A disciplina de Hidráulica Urbana e Ambiental pretende transmitir os conceitos básicos subjacentes à sua conceção e dimensionamento, à luz da legislação nacional. Pretende-se com esta disciplina ensinar os alunos a analisar e dimensionar um sistema de abastecimento de água desde a captação até à rede de distribuição, passando pelas condutas adutoras, reservatórios, e rede de distribuição. O dimensionamento de redes de águas residuais será também analisado.

Objetivos da Aprendizagem
1- Saber caracterizar os sistemas públicos de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e pluviais.
Identificar os elementos de base para o dimensionamento das redes publicas.
Aplicar as regras de dimensionamento das redes publicas.
Conhecer os materiais, acessórios e processos construtivos aplicados a construção de cada uma das redes publicas.

Conteudos Programáticos
1- Introdução
2- Conceção e dimensionamento de sistemas públicos de abastecimento de água. Materiais, acessórios e regras construtivas.
3- Conceção e dimensionamento redes publicas e drenagem de águas residuais. Materiais, acessórios e regras construtivas.
4- Conceção e dimensionamento redes publicas e drenagem de águas pluviais. Materiais, acessórios e regras construtivas

Metodologias de Ensino
Abordagem regulamentar (Decreto-Lei 23/95 de 23/08/1995) das matérias teóricas de apoio ao desenvolvimento dos projetos desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Sistemas de Saneamento Básico I, nomeadamente Redes públicas de distribuição de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e pluviais.

No Período letivo
Condições de acesso: Cumprir regime de faltas estabelecido no regulamento pedagógico;
Tipo de avaliação: Avaliação por um teste escrito (50%) e por trabalho prático de dimensionamento de 2 redes hidráulicas (50%).

Bibliografia Principal
Lencastre, A. (1996). Hidráulica Geral. Edição de Autor.
Quintela, A. (2005). Hidráulica. Fundação Calouste Gulbenkian, 9ª Edição.

Bibliografia Complementar
USEPA, Manual of Small Public Water Supply Systems, CRC Press, 1992, ISBN 9780873718646
FEMA, Water Supply Systems and Evaluation Methods; Volume I: Water Supply System Concepts, 2008.
FEMA, Water Supply Systems and Evaluation Methods; Volume II: Water Supply Evaluation Methods, 2008.
Swamee & Sharma, Design of Water Supply Pipe Networks, John Wiley & Sons, 2008.
Sá Marques, J. A., Oliveira Sousa, J.J.. Hidráulica Urbana , Sistemas de Abastecimento de Água, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.
Manual de Saneamento Básico, Volume I e II, Direção Geral dos Recursos Naturais, 1991.
Novais-Barbosa, J. (1985). Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral. Volume 1 e 2. Porto Editora.
Decreto Regulamentar 23/95 de 23/08/1995 - Regulamento geral dos sistemas públicos e prediais de distribuição de água e drenagem de águas residuais.

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.