Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Patrício António de Almeida Rocha

Resumo
Bases do projeto: Propriedades dos materiais. Métodos de análise e dimensionamento. Tipos de ações e Combinações de ações.
Dimensionamento de: Vigas; Pilares; e fundações.

Objetivos da Aprendizagem
1- Expor e discutir os princípios, as teorias, os modelos de análise e as disposições constantes da regulamentação em vigor.
2- Dimensionamento de: vigas; pilares; e sapatas.

Conteudos Programáticos
1- Aspetos gerais e funcionamento de estruturas de Betão armado.
Perspetiva histórica. Nomenclatura. Tipos de ações e combinações de ações. Bases do dimensionamento e da verificação de segurança. Definição dos Critérios de rotura em BA.
2- PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
Propriedades dos materiais aço e betão. Relações constitutivas. Funcionamento conjunto dos materiais betão e aço.
3- SECÇÕES SUBMETIDAS A ESFORÇOS AXIAIS E DE FLEXÃO
Bases gerais do funcionamento à Flexão. Definição dos Critérios de rotura em BA Estudo de
secções em flexão simples - equações de equilíbrio. Estudo de secções submetidas a esforços axiais. Dimensionamento e verificação de segurança de secções retangulares simples e duplamente armadas - formulação direta - formulação simplificada - equações de equilíbrio adimensionais (tabelas). Estudo de secções em flexão composta. Estudo de secções em flexão d
4- DIMENSIONAMENTO DE VIGAS
Dimensionamento de Vigas de acordo com o EC2: Momentos fletores; corte; e torção.
5- DIMENSIONAMENTO DE PILARES
Dimensionamento e verificação da segurança de pilares segundo o EC2.
6- DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES DIRETAS
Fundações diretas: sapatas isoladas, contínuas e conjuntas. Dimensionamento e verificação de segurança de fundações diretas. Disposições construtivas em fundações diretas.

Metodologias de Ensino
Exposição teórica dos temas abordados.
Concretização das metodologias em exemplos práticos.
Acompanhamento na realização do trabalho prático para avaliação.

Tipologia de avaliação: Avaliação contínua
Assiduidade: Obrigatória (80% aulas práticas)
Avaliação teórica (50%): Realização de provas escritas de carácter teórico-prático
Avaliação Prática (50%): Prestação individual durante as aulas e apresentação dos trabalhos práticos

Bibliografia Principal
Eurocódigo 2: Projeto de estruturas de betão. Parte 1-1: Regras gerais e regras para edifícios. (NP EN 1992-1-1: 2010)
Júlio Appleton (2013) Estruturas de Betão, Volume 2, Edições Orion
Cachim, P. e Morais M. (2013) Estruturas de betão - bases de cálculo segundo o EC2, Publindústria, Edições Tecnicas - Porto.

Bibliografia Complementar
Eurocódigo 0: Bases para o projecto de estruturas. (NP EN 1990: 2009).
Eurocódigo 1: Acções em estruturas. Parte 1-1: Acções gerais - Pesos volúmicos, pesos próprios, sobrecargas em edifícios. (NP EN 1991-1-1: 2009).
Eurocódigo 1: Acções em estruturas. Parte 1-4: Acções gerais - Acção do Vento. (NP EN 1991-1-4: 2010).
Helena Barros e Joaquim Figueiras (2010) Tabelas e ábacos de Dimensionamento de Secções de Betão Solicitadas à Flexão e a Esforços Axiais Segundo o Eurocódigo 2, FEUP
edições.
P. Jiménez Montoya, A. Garcia Meseguer, F.Morán Cabré (1994) Hormigón Armado,GG. Editorial Gustavo Gili, S.A., 13ª Edição, vol. 1 e 2.
R. Walther e M. Miehlbradt (1990) Dimensionnement des Structures en Béton, Presse Polytechniques et Universitaires Romandes, EPFL.

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.