Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
António José Candeias Curado

Resumo
A Hidráulica Geral II apresenta-se no seguimento da disciplina de Hidráulica Geral I e visa aprofundar o estudo dos escoamentos de fluidos.
Seguindo a linha de abordagem da Hidráulica Geral I, são abordados em detalhe, aspectos de dimensionamento de redes de distribuição de água sob pressão.
O estudo das Máquinas Hidráulicas e de fenómenos transitórios, em especial o Choque Hidráulico, fazem parte dos temas abordados na disciplina.
A caracterização e compreensão dos escoamentos com superfície livre, fundamental para o estudo dos escoamentos em canais naturais ou artificiais constitui um dos propósitos da disciplina.

Objetivos da Aprendizagem
1- Pretende-se que no final da disciplina o aluno seja capaz de analisar e solucionar problemas simples ao nível de projeto que envolvam o escoamento de fluidos sob pressão ou em superfície livre com eventual utilização de sistemas de bombagem.

Conteudos Programáticos
1- I- Escoamento sob pressão
Condutas Gravíticas
Condutas Elevatórias
Redes de condutas: ramificadas e emalhadas
2- II- Máquinas Hidráulicas
Classificação
Funcionamento de um circuito hidráulico
Tipos de turbinas
Tipos de bombas
Dimensionamento de bombas para circuitos hidráulicos.
3- III- Escoamento em superfície livre
Tipos de Canais
Geometria de Canais
Controlo de Escoamento
Tipo de Regime em canais
Curvas de Regolfo
Ressalto Hidráulico

Metodologias de Ensino
Abordagem das diversas matérias apoiadas em trabalhos práticos desenvolvidos no decorrer das aulas.

Avaliação
Avaliação periódica da prestação individual dos alunos. A assiduidade às aulas é obrigatória a 80% das aulas.

Componentes da avaliação: A avaliação do aluno terá uma componente teórica e uma componente prática. Componente teórica: realização de duas frequências de avaliação de conhecimentos teóricos (F1 e F2); Componente prática: realização de exercícios de avaliação nas aulas que valerão 20% da nota final. Classificação final = 80% da componente teórica + 20% da componente prática) Em caso de reprovação no esquema de avaliação periódica, na época de recurso será realizada uma prova única que valerá 100% da nota final. A nota da componente prática não será contabilizada. A modalidade de avaliação por exame final, na época normal, e na época de avaliação especial será estabelecida de acordo o Regulamento Pedagógico em vigor.

Bibliografia Principal
Novais-Barbosa, J. (1985). Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral. Volume 1 e 2. Porto Editora.
Lencastre, A. (1996). Hidráulica Geral. Edição de Autor.
Quintela, A. (2005). Hidráulica. Fundação Calouste Gulbenkian, 9ª Edição.
Massey, B.S. (2002). Mecânica dos Fluidos. Fundação Calouste Gulbenkian.

Bibliografia Complementar
White, F. (2008). Fluid Mechanics.Mcgraw.Hill, 6ªEdição

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.