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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia Civil e do Ambiente
Mecânica dos Solos
2
S2
5
201920

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
21
0
0
32
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Mafalda Reis Lima Lopes Laranjo
53

Resumo
Na disciplina de Mecânica dos Solos são abordados os princípios e conceitos fundamentais. Inicialmente descrevem-se as características físicas e a classificação de solos. Em seguida descreve-se o estado de tensão em maciços terrosos, estabelecendo o estado de tensão em repouso e o cálculo de tensões induzidas por forças exteriores. É estudada a consolidação em maciços argilosos e as teorias que descrevem a resistência ao corte dos solos. Por fim descrevem-se alguns ensaios in situ para caracterização de solos e abordam-se os principais aspectos da compactação

Objetivos da Aprendizagem
1- 4- Conhecer o fenómeno da consolidação de estratos argilosos e avaliar o efeito das alterações no estado de tensão e no estado de deformação que dele advém, bem como estimar
os assentamentos resultantes.
2- 1- A disciplina de Mecânica dos Solos tem como principal objetivo dar a conhecer os solos e a sua aplicação como material de construção.
3- 2- Identificar os parâmetros que os caracterizam quanto à sua génese, composição e idade geológica, e conhecer alguns ensaios de campo e de laboratório que permitem
caracterizá-los.
4- 3- Conhecer o estado de tensão em maciços terrosos quer em repouso quer induzido por forças exteriores, bem como os critérios de rotura que regem o seu comportamento
mecânico.

Conteudos Programáticos
Horas
1- I- Grandezas básicas. Características de identificação. Classificação dos solos.
8
2- II- Estado de tensão nos maciços terrosos
8
3- III- Compressibilidade e consolidação dos estratos de argila
14
4- IV- Resistência ao corte. Relações tensões-deformações
12
5- V- Ensaios in situ e amostragem
6
6- VI- Compactação
5

Metodologias de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos com apresentação de alguns exemplos práticos

Avaliação
Tipologia de avaliação: Avaliação contínua
Assiduidade: Obrigatória em mais de 80% das aulas PL

A Avaliação será obtida a partir da média das avaliações das componentes TP e PL da unidade curricular
CF: classificação final
CF=0,5x(TP)+0,5x(PL)

Nota mínima obrigatória em cada uma das componentes: 8 valores

Durante o Período Letivo

Avaliação da componente TP:
Prova(s) escrita(s) de carácter teórico-prático com duração máxima total de 2h (com consulta controlada) onde tendencialmente será avaliada a aquisição dos conceitos e não a resolução de exercícios ou equivalente.

Avaliação da componente PL:
Avaliação continuada da prestação individual dos alunos
Componentes da avaliação: Desenvolvimento de pequenos projetos de aplicação dos temas abordados, considerando:
70% todo o trabalho realizado, apresentações e/ou entregas parcelares dos trabalhos propostos onde serão quantificados os seguintes aspetos: domínio da matéria; organização do trabalho e da apresentação; capacidade de comunicação;
30% trabalho durante as horas de contacto. Observação qualitativa dos aspetos: domínio da matéria; interesse/participação; dossier individual; assiduidade.


Bibliografia Principal
Fernandes, Manuel de Matos - Mecânica dos Solos. Conceitos e Princípios Fundamentais: FEUP edições, 2006

Bibliografia Complementar
Caputo, Homero Pinto - Mecânica dos solos e suas aplicações. Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos Editora, 1987- . vol.. ISBN 85-216-0272-3(Vol.2). ISBN
85-216-0513-7(Vol.3)
Terzaghi, Karl ; Peck, Ralph B. - Soil mechanics in engeneering pratice. 2nd ed. New York : John Wiley & Sons, cop.1967. XX, 729 p.. ISBN 0-471-85273-2
Mineiro, A.J.C.- Mecânica dos Solos e Fundações: Universidade Nova de Lisboa, 1978
Scott, R.F, and Schoustra, J.J. - Soil Mechanics and Engineering - McGraw-Hill Book Comp., 1968
FOR-
 
 
 

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Format: 2020-10-20
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