Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Mário Jorge Costa Tomé

Resumo
A hidrologia é "a ciência que trata das propriedades, distribuição e circulação da água; especificamente, o estudo da água na superfície da Terra: no solo, rochas e na atmosfera, particularmente com respeito à evaporação e precipitação". Outra definição de hidrologia é a que o Painel Ad Hoc em Hidrologia do Conselho Federal para Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos, em 1959 recomendou: "hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físico-químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida. O domínio da hidrologia abraça toda a história da água na Terra." Estuda-se a precipitação sobre bacias hidrográficas e a sua relação com os caudais daí decorrentes com vista à sua aplicação em obras hidráulicas e drenagens.

Objetivos da Aprendizagem
1- OBJETIVOS
1- Desenvolver projetos nas áreas da Hidrologia, da Gestão dos Recurso Hídricos e na Drenagem das Águas Pluviais Urbanas.
2- Conhecer o ciclo hidrológico e de utilização da água; Caracterizar uma bacia hidrográfica; conhecer e classificar as precipitações, bem como calcular a precipitação sobre uma bacia e o caudal numa secção dessa bacia;
3- Apreender as noções do escoamento superficial e das séries cronológicas e acumuladas; saber fazer a análise do escoamento de superfície com a apl

Conteudos Programáticos
1- Ciclo hidrológico e de utilização da água;
2- As bacias hidrográficas;
3- A precipitação
4- Evapotranspiração;
5- Escoamento superficial
6- Estudo do hidrograma de cheia;
7- Estudo das cheias;
8- Os pequenos aproveitamentos hidráulicos

Metodologias de Ensino
Aulas teóricas:
Abordagem das diversas matérias teóricas

Aulas práticas:
Desenvolvimento de trabalhos práticos apoiados nos conceitos teóricos apresentados no decorrer das aulas teóricas.

Avaliação
Avaliação periódica de acordo com o novo regulamento de frequência e avaliação. 1 teste e um trabalho de pesquisa e de cálculo nimérico, a realizar ao longo do semestre.

Bibliografia Principal
- Lencastre, A., Franco, F.M. ?Lições de Hidrologia?, UNL, Fundação FCT, 2006;

- Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais;

- Chow, V.T., D.R. Maidment e L.W. Mays (1988). Applied Hidrology, McGraw-Hill.

Bibliografia Complementar
- Gribbin, John . Introduction to hydraulics and hydrology: with applications for stormwater management. 3rd edition.

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.