Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
José Manuel Ferreira da Silva
Domingos António Garcia Ribas

Tecnologia da construção de edifícios em fase pós-tosco.

Objetivos da Aprendizagem
1- Dotar os alunos de ferramentas de pesquisa na área de processos de construção de forma a poderem aplicar esses conhecimentos na fase de acabamentos da construção de Edifícios.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Exigências funcionais de revestimentos em paredes interiores e exteriores, pavimentos e coberturas em edifícios.
2- Paredes exteriores em edifícios, suporte e revestimento; constituição, materiais e descrição dos processos construtivos.
3- Paredes e tectos interiores em edifícios, suporte e revestimento; constituição, materiais e descrição dos processos construtivos.
4- Revestimentos em pavimentos de edifícios; constituição, materiais e descrição dos processos construtivos.
5- Revestimentos de coberturas planas e inclinadas em edifícios; constituição, materiais e descrição dos processos construtivos.
6- Zonas envidraçadas em edifícios; constituição, materiais e descrição dos processos construtivos.
7- Execução de um conjunto de pormenores relativos a um edifício e prescrição dos correspondentes processos e tecnologias construtivos.

Metodologias de Ensino
Apresentação e descrição de soluções construtivas para edifícios em fase de acabamentos. No decorrer das aulas práticas será feito o acompanhamento da execução de um conjunto de pormenores relativos a um edifício e prescrição dos correspondentes processos e tecnologias construtivos.

Tipologia de avaliação: avaliação contínua
Assiduidade: Obrigatória no mínimo a 80% das aulas PL

Avaliação por frequência durante o período lectivo:
Componente TP: Uma prova de frequência teórico-prática sem consulta (50%).
Nota mínima obrigatória na frequência: 8 valores
Componente PL: Um trabalho prático (50%).
Nota mínima obrigatória no trabalho: 8 valores

Avaliação exame época normal:
Similar ao previsto na avaliação por frequência no período lectivo:
Componente TP: Uma prova teórico-prática sem consulta, abrangendo a totalidade da matéria - 50% da classificação final (acesso unicamente permitido a quem não realizou provas de frequência teórico-práticas);
Componente PL: Trabalho práticos(realizado obrigatoriamente durante o período lectivo por frequência - 50% da classificação final.

Avaliação restantes épocas de exame previstas:
Prova teórico-prática sem consulta, abrangendo a totalidade da matéria.
Nota: Os alunos que, por qualquer motivo devidamente justificado, não puderem executar os trabalhos práticos presencialmente em sala de aula, deverão obrigatoriamente combinar com o docente no início do semestre um plano alternativo de execução e acompanhamento dos trabalhos (que deverão obrigatoriamente ser desenvolvidos ao longo do período lectivo).

Bibliografia Principal
Revestimentos e protecções horizontais e verticais em edifícios - J. P. Branco - EPGE, 1993
Revestimentos de impermeabilizações de coberturas em terraços - J. M. G. Lopes - LNEC, 1994
Classificação e descrição geral de revestimentos para paredes de alvenaria ou de betão José A. Carvalho Lucas LNEC, 1990
Exigências funcionais de revestimentos em paredes - José A. Carvalho Lucas - LNEC, 1990

Bibliografia Complementar
Manual de Alvenaria de Tijolo - Associação Portuguesa da Industria Cerâmica, Setembro 2000.
Classificação funcional dos revestimentos de piso e dos locais - J. M. do Nascimento - LNEC, 1996
Apontamentos fornecidos pelo professor
Manual de aplicação de telhas cerâmicas Centro T. da Cerâmica e do Vidro, Março de 1998.
Anomalias em impermeabilizações de coberturas em Terraços J. M. Grandão Lopes - LNEC, 1994
Exigências funcionais de revestimentos em paredes" - José A. Carvalho Lucas - LNEC, 1990;
Classificação e descrição geral de revestimentos para paredes de alvenaria ou de betão - José A. Carvalho Lucas - LNEC, 1990;
Classificação funcional dos revestimentos de piso e dos locais" - J. M. do Nascimento -LNEC, 1996;
Revestimentos e protecções horizontais e verticais em edifícios " - J. P. Branco - EPGE, 1993;
Revestimentos de impermeabilizações de coberturas em terraços" - J. M. G. Lopes -LNEC, 1994;
Anomalias em impermeabilizações de coberturas em Terraços" - J. M. Grandão Lopes - LNEC, 1994
Manual de aplicação de telhas cerâmicas" - Centro T. da Cerâmica e do Vidro, Março de 1998

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.