Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Domingos António Garcia Ribas

Resumo
A disciplina de Hidráulica Geral I tem como principal objectivo dar a conhecer os fundamentos da Hidráulica, com exposição das teorias, dos princípios e dos conceitos fundamentais que permitem caracterizar, definir e traduzir os diversos tipos de escoamentos.
Constitui uma disciplina fundamental que aborda conceitos e metodologias desenvolvidas posteriormente em detalhe noutras disciplinas como Hidráulica Geral II, Hidrologia e Hidráulica Urbana e Ambiental.

Objetivos da Aprendizagem
1- 1. Saber identificar e utilizar métodos para a concepção e dimensionamento de sistemas hidráulicos usados na Engenharia Civil.
2- 2. Conhecer as principais características e propriedades dos fluidos.
3- 3. Saber calcular a impulsão sobre superfícies planas e sobre superfícies curvas. Conhecer os principais tipos de escoamentos. Ser capaz de caracterizar os esforços provocados por líquidos em curvas e mudanças de diâmetro. Saber determinar o caudal escoado em orifícios e descarregadores.

Conteudos Programáticos
1- 1. Principais propriedades dos fluidos
2- 2. Hidrostática
3- 3. O movimentos dos fluidos
4- 4. O Teorema de Bernoulli e o Teorema da Quantidade de Movimento (Euler)
5- 5. Escoamentos por Orifícios e Descarregadores
6- 6. Tipos de Escoamentos
7- 7. Escoamento em tubos
8- 8. Análise Dimensional

Metodologias de Ensino
Horas de Contacto: 53 horas

Aulas Teóricas:
Abordagem das diversas matérias teóricas

Aulas Práticas:
Resolução de exercícios versando os conteúdos teóricos abordados no decorrer das aulas teóricas

Avaliação
Avaliação periódica da prestação individual dos alunos. A assiduidade às aulas é obrigatória a 80% das aulas.

A avaliação é composta por duas frequências teórico-práticas e um conjunto de exercícios de avaliação realizados no decurso das aulas.
1ª frequência
Conteúdo: Hidrostática + Teorema de Bernoulli, Teorema da Quantidade de Movimento + Escoamento em Orifícios e Descarregadores
2ª frequência
Conteúdo: Escoamento sob Pressão + Análise Dimensional
Serão realizados exercícios de avaliação nas aulas que cobrem a totalidade da matéria leccionada.

Regras de avaliação contínua
A aprovação na componente de avaliação contínua pressupõe:
Realização das duas frequências que valerão 80% da nota final.
Exercícios de avaliação nas aulas que valerão 20% da nota final.
Não há nota mínima nas frequências.
A nota final da avaliação contínua resulta da média das duas frequências e dos exercícios na aula, com a nota mínima final de 9.50 Valores.

Bibliografia Principal
Novais-Barbosa, J. - Mecânica dos fluidos e hidráulica geral. Porto : Porto Editora, 1985-86. 2 vol.
Quintela, António de Carvalho - Hidráulica. 8ª ed. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. XX, 539 p.. ISBN 972-31-0775-9

Bibliografia Complementar
Lencastre, Armando - Manual de hidráulica geral. 2ª ed. Lisboa : Técnica, 1969. XII, 448 p.
Lencastre, Armando - Hidráulica geral. 2ª ed. Lisboa : Armando Lencastre, d.l.1992. XXX, 654 p.

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.