Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
José Manuel Ferreira da Silva

Resumo
As instalações sanitárias de distribuição de água e de drenagem de águas residuais se mal projetadas, dimensionadas e executadas, constituem uma enorme fonte de problemas com os quais o utilizador terá que se debater.
O rápido progresso tecnológico dos últimos anos ao nível dos materiais e tecnologias aplicados na execução dos sistemas de distribuição de água e drenagem de águas residuais obriga a uma formação sólida no domínio da conceção, traçado e dimensionamento no domínio das referidas instalações.

Objetivos da Aprendizagem
1- Conceber, traçar e dimensionar instalações prediais de distribuição de água, drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, sistemas de combate a incêndios, à luz da regulamentação em vigor e das normas técnicas aplicáveis
As restantes redes e instalações técnicas em edifícios serão abordadas numa perspetiva de compatibilização as supramencionadas

Conteudos Programáticos
Horas
1- 1. Enquadramento e constituição de um projeto de instalações de águas e esgotos.
2- 2.Concepção, Traçado e Dimensionamento dos Sistemas Prediais de Distribuição de Água.
3- 3.Concepção, Traçado e Dimensionamento dos Sistemas Prediais de Drenagem de Águas Residuais Domésticas.
4- 4.Concepção, Traçado e Dimensionamento dos Sistemas Prediais de Drenagem de Águas Residuais Pluviais.
5- 5.Concepção, Traçado e Dimensionamento das Instalações de Combate a Incêndios em Edifícios.

Metodologias de Ensino
Aulas teórico-práticas (TP): No decorrer das aulas será exposta a matéria, apresentando-se, sempre que necessário, exemplos de aplicação prática resolvidos.

Aulas práticas (PL): Execução de 3 trabalhos práticos versando o traçado e dimensionamento de sistemas prediais em cada um dos 3 domínios - distribuição de águas, drenagem de águas residuais domésticas e drenagem de águas residuais pluviais.

Avaliação
Avaliação por frequência (TP): Realização de 2 provas de frequência. Realização de exame final teórico-prático com consulta controlada nas épocas de exame (50%)

Avaliação contínua por projeto (PL): Realização, em regime de grupo, de 3 trabalhos práticos versando o traçado e dimensionamento de sistemas prediais em cada um dos 3 domínios - distribuição de águas, drenagem de águas residuais domésticas e drenagem de águas residuais pluviais. (50%)

Bibliografia Principal
Manual de instalações hidráulicas e sanitárias / Archibald Joseph Macintyre. - Rio de Janeiro : Guanabara, 1990. - 324 p. : il. ; 25 cm. - ISBN 85-277-0154-5
Instalações hidráulicas e sanitárias / Hélio Creder. - 5ª ed. rev. - Rio de Janeiro : LTC, 1995. - XVIII, 466 p. : il. ; 25 cm. - ISBN 85-216-0717-2
CED 7 - Manual dos Sistemas de Distribuição e Drenagem de Águas / Vitor Pedroso - Lisboa, 416 p. LNEC, 2008
Água : legislação : contencioso contra-ordenacional : jurisprudência / Isabel Rocha, Duarte Filipe Vieira. - Porto : Porto Editora, 1996. - 416 p. ; 24 cm. -(Ambiente ; 1). - ISBN 972-0-06730-6 (brochado)
Regulamento Geral de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais, Decreto Regulamentar 23/95

Bibliografia Complementar
Abastecimento de Águas, José Ferreira Silva e Domingos Ribas, 2014
Drenagem de Águas Residuais, José Ferreira Silva e Domingos Ribas, 2014
Drenagem de Águas Pluviais, José Ferreira Silva e Domingos Ribas, 2014
Regras de Dimensionamento dos Sistemas Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais, Vitor Pedroso, LNEC,1999
ITE 31 Pedroso, Vítor ? Regras de Dimensionamento dos Sistemas Prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. Lisboa, 72 p. LNEC, 1991.
ITE 41 Pedroso, Vítor ? Instalações de combate a incêndio com água em edifícios. Lisboa, 54 p. LNEC, 1996.
ITE 42 Pedroso, Vítor ? Instalações elevatórias e sobrepressoras de água para edifícios. Lisboa, 70 p.LNEC, 1996.
COM 8 Pedroso, Vítor ? Patologia das instalações prediais de distribuição de águas. Lisboa, 16 p. LNEC, 1998.
Hall, F.- Manual de Redes de Águas e Esgotos, Edições CETOP, Mem Martins

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.