Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Joana Maria Martins Rosa Maia de Oliveira Almeida

Resumo
Estudar o comportamento dos corpos sólidos deformáveis submetidos à acção de forças exteriores.

Objetivos da Aprendizagem
1- 1- Estudar a distribuição dos esforços em barras sujeitas à acção de forças exteriores.
2- 2- Quantificar as tensões e dimensionar barras em tracção e compressão simples.
3- 3- Calcular as deformações e deslocamentos de sistemas articulados planos e estruturas articuladas.

Conteudos Programáticos
Horas
1- FUNDAMENTOS DA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Objecto da Resistência dos Materiais. Esforços interiores, tensões e deformações. Hipóteses fundamentais de continuidade, homogeneidade e isotropia. Lei de Hooke, princípio de S. Venant e hipótese de Bernoulli-Navier. Hipótese das pequenas deformações, princípio da sobreposição dos efeitos. Princípios da verificação de segurança.
2- DIAGRAMAS DE ESFORÇOS: Peça linear ou barra. Princípio geral do equilíbrio e princípio do corte. Esforços interiores em peças lineares. Definição de diagramas de esforços (axiais, transversos e momentos flectores).
3- TRACÇÃO E COMPRESSÃO SIMPLES: Tensões em secções transversais quaisquer. Dimensionamento e verificação de segurança. Valores de cálculo das tensões actuantes e valores de cálculo das tensões resistentes. Materiais dúcteis e frágeis. Contracção lateral, coeficiente de Poisson, módulo de Young. Trabalho de deformação. Energia potencial elástica, resiliência e módulo de resiliência. Teorema de Clapeyron. Teorema de Castigliano. Cargas aplicadas bruscamente. Barras de peso próprio não desprezável.
4- DEFORMAÇÕES E DESLOCAMENTOS EM TRACÇÃO E COMPRESSÃO SIMPLES: Estruturas uma vez hiperstáticas. Deformações em regime elasto-plástico. Barras constituídas por dois materiais diferentes. Barras pré-esforçadas. Deslocamentos dos nós de estruturas articuladas planas isostáticas - Método analítico e método de Maxwell Möhr. Teorema dos trabalhos virtuais para os sólidos deformáveis.

Metodologias de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos com apresentação de alguns exemplos práticos e desenvolvimento de projetos de aplicação.

Tipologia de avaliação: Avaliação contínua
Assiduidade: Os alunos que não poderem participar nas aulas devem combinar com o docente a forma como poderá ser ajustada a avaliação, tendo em atenção que têm que ser avaliadas idênticas competências.

A Classificação final (CF) será obtida a partir das avaliações das compo-nentes TP e PL da seguinte forma: CF=0,5x(TP)+0,5x(PL)

Durante o Período Letivo:
- Avaliação da componente TP: Prova individual escrita de carácter teórico-prático.
- Avaliação da componente PL: Desenvolvimento de projetos de aplicação dos temas abordados nas horas de contacto, com apresentações e/ou entregas parcelares (ava-liação continuada da prestação individual do aluno, valorizando o do-mínio da matéria; o empenho, o cumprimentos dos prazos, o sentido crítico e a capacidade de comunicação técnica)

Época Normal e de recurso:
- Avaliação da componente TP:Exame final.
- Avaliação da componente PL: Prova oral que deve tender a avaliar os mesmos aspetos definidos para a avaliação durante o período letivo.

Bibliografia Principal
- SILVA, Vitor Dias da - Mecânica e resistência dos materiais. 3ª ed. Coimbra : Zuari, 2004. XV, 476 p.. ISBN 972-98155-1-8
- BRANCO, Carlos A. G. de Moura - Mecânica dos materiais. 3ª ed. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. 1080 p.. ISBN 972-31-0825-9
- PORTELA, Artur ; SILVA, Arlindo - Mecânica dos materiais. Lisboa : Plátano, 1996. [315] p.. ISBN 972-707-148-1
- BEER, Ferdinand Pierre ; JOHNSTON, E. Russell - Resistência dos materiais. 3ª ed. São Paulo : Makron Books, cop. 1996. XX, 1255 p.. ISBN 85-346-0344-8
- GIET, A. ; GÉMINARD, L. - Résistance des matériaux : cours et exercices. 5e ed. Paris : Dunod, cop. 1997. VIII, 360 p.. ISBN 2-10-003373-5
- FARINHA, J. S. Brazäo ; REIS, A. Correia - Tabelas técnicas. Setúal : E.T.L., 1996. XXIII, 668 p.

Bibliografia Complementar
- Regulamento de Estruturas de Aço para Edifícios (REAE), Imprensa Nacional, 1986.
- Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA), Imprensa Nacional.
- Engineering Mechanics, Vol. I: Statics, Meriam, J.L. & Kraige; 3rd Edition; John Wiley & Sons, Inc., 1993
- Resistência dos Materiais, Beer, Ferdinand P.; MCGRAW HILL

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.