Programa Unidade Curricular

José Rodrigues Garcia Ribas
Ricardo Abel Pimenta Castro

Resumo
A unidade curricular de Gestão de Projetos pretende dotar os alunos com conhecimentos e aptidões para se envolverem no planeamento, execução, monitorização e avaliação de projetos nos mais diversos contextos organizacionais, sensibilizando-os, em simultâneo para os conceitos, grupos de processos e boas práticas de Gestão de Projectos de acordo com o Project Management Body of Knowledge 2013 (PMBoK Guide 5th edition) do Project Management Institute (PMI)

Objetivos da Aprendizagem
1- Dotar os alunos com competências para desenvolver planos, calendários e orçamentos de projectos, estimar os recursos necessários, coordenar e atribuir recursos e fazer a interface com a gestão da organização.
2- Utilizar ferramentas e técnicas de planeamento e gestão de projectos, incluindo a utilização de software de gestão de projectos.

Conteudos Programáticos
Horas
1- I. Introdução à Gestão de Projetos (Projetos versus operações, ciclo de vida dos projetos, triple constraint na gestão de projetos, Gestão de stakeholders)
2- II- Visão geral do PM-BOK (Grupos de Processo; Áreas de conhecimento)
3- III. Ferramenta Microsoft Project (Janelas Task Information, Resource Information e Assignment Information, Execução e impressão de relatórios, Personalização da ferramenta e campos auxiliares)
4- IV. Iniciação do Projeto
5- V. Planeamento de atividades e recursos de um projeto (WBS, Noção de esforço. Relação entre Esforço, Duração e Disponibilidade, Técnica CPM na gestão de risco, Diagrama de Gantt, Caminho crítico. Nivelamento de recursos.)
6- VI. Execução de um projeto (Noção de Baseline, Obtenção de dados de execução, Métodos de registo de progresso)
7- VII. Monitorização e Controlo (Métricas principais (valores planeados / valores executados), Indicadores de custo e de tempo, Métricas de variância e de performance, Introdução à Técnica EVM (Earned Value Management))
8- VIII. Encerramento do Projeto

Metodologias de Ensino
Inicialmente o método expositivo, seguindo-se de uma utilização recorrente do método interrogativo.
Envolvimento dos alunos em atividades práticas, proporcionando uma aprendizagem baseada em casos de estudo.
Avaliação contínua por interação direta oral, durante a transmissão de informação.

Avaliação
Metodologia de avaliação: Avaliação periódica constituída por 2 momentos de avaliação:

Avaliação da componente teórica
- 1º momento de avaliação : Prova escrita com um peso de 50% para a nota final.
Avaliação da componente prática
- 2º momento de avaliação : Trabalho escrito e respetiva apresentação oral, com um peso de 50% para a nota final.

Para ficar aprovado à unidade curricular, o aluno tem de ter no mínimo de 9,5 valores na avaliação contínua.

Avaliação por Exame Final (Normal/Recurso/Especial): Na(s) época(s) de exames prevista(s) pelo Calendário Escolar o aluno terá de efetuar um exame escrito teórico/prático com nota mínima de 9,5 (100% da nota final).

Só podem aceder à Época Normal os alunos que não tenham comparecido a nenhum momento da avaliação periódica.

Assiduidade: não obrigatória.

Bibliografia Principal
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition. Pennsylvania: PMI, 2017.

Bibliografia Complementar
Márcio Silva, Microsoft Project 2013, FCA, 2014
António Miguel, Gestão Moderna de Projectos - Melhores Técnicas e Práticas, FCA, 2009

Format: 2020-10-20

Sem agenda para este dia.