Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Gestão de Sistemas de Informação

Equipa Docente

Rui Gomes
Professor Coordenador do IPVC, licenciado em engenharia eletrotécnica pela Universidade do Porto, mestre em Sistemas e Tecnologia de Informação pela Universidade de Coimbra e doutor em Engenharia Informática pela mesma universidade.
É membro do Conselho Geraldo IPVC, coordena a Área Científica de Eletrotecnia e Informática do mesmo Instituto e o Mestrado em Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação da ESTG.
Foi membro do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra de1994-2011, com atividade de investigação na área da gestão de sistemas de informação. Desde 2012 é membro do Grupo em Sistemas e Tecnologias da Informação nas Organizações do Centro de Investigação ALGORITMI-Universidade do Minho, com atividade de investigação na área das arquiteturas empresariais
.

Jorge Ribeiro
Professor Adjunto do IPVC, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho (UM) e mestre em Sistemas de Dados e Processamento Analítico pela mesma instituição. Doutorou-se na Universidade de Santiago de Compostela (USC) no programa Doutoral Interuniversitário entre a USC e a UM. É Membro do Centro de Investigação Algoritmi da Universidade do Minho e membro do grupo Inteligent Systems Laboratory do Departamento de Informática da Universidade do Minho, onde a sua investigação e desenvolvimento se centram em áreas abrangentes dos Sistemas e Tecnologias de Informação, sendo dada especial atenção a duas áreas: aos Sistemas de Suporte à Decisão (incluindo Sistemas de Business Intelligence e aplicação de técnicas de Data Mining) e aos Sistemas Evolucionários aplicados a processos de optimização. É autor e coautor de várias publicações e comunicações em áreas associadas à Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Representação do Conhecimento, Sistemas Evolucionários e Sistemas de Informação Geográfica. Adicionalmente desempenha várias funções de coordenação e gestão de projetos no IPVC e desde 2013 que é coordenador do curso de Licenciatura em Engenharia Informática no IPVC.

Pedro Pinto
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Mestre em Redes e Serviços de Comunicação ambos os graus conferidos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutorado em Telecomunicações conferido pelo programa conjunto entre as Universidades do Minho, Aveiro e Porto. É professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e investigador sénior no Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC. Detém mais de 10 anos de experiência letiva na área de Redes, Sistemas e Segurança informática.

Teresa Bernardino
Professora Adjunta na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da Área Científica de Engenharia Informática e membro colaborador do centro de investigação Algoritmi da Universidade do Minho. Em Setembro de 2002, concluiu a licenciatura em Matemática e Ciências da Computação (programa de 5 anos) na Universidade do Minho. Em Março de 2007 obtém o grau de Mestre em Tecnologias e Sistemas de Informação (pré-Bolonha). Em Julho e 2012 obtém o grau de doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação na Universidade do Minho, Portugal. De 2002 a 2004 trabalhou como investigadora no projeto Europeu de Investigação OmniPaper (IST-2001-32174), financiado sob Quinto Programa-Quadro - FWP 5. Os interesses de investigação incluem a Gestão da Segurança dos Sistemas de Informação; Segurança e Gestão de Risco; Sistemas de Informação; Gestão da Informação e Ontologias. É autora de várias publicações científicas em revistas, conferências e livros da especialidade. Desde Setembro de 2004 que lecciona e é responsável por várias disciplinas de licenciatura e mestrado. Foi coordenadora da licenciatura de Informática de Gestão desde 2012 até Setembro de 2015. Actualmente é coordenadora do Programa de Mobilidade Erasmus+.

António Miguel Cruz
Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde leciona desde 2005. É membro do Software Engineering and Management Group do Centro de Investigação ALGORITMI – Universidade do Minho. Concluiu o Programa Doutoral em Engenharia Informática pela Universidade do Porto em 2011. Publicou diversos trabalhos em actas de conferências científicas e jornais científicos internacionais, e possui 3 capítulos de livros publicados. Participação e coordenou diversos projetos de prestação de serviços a empresas. Participou em 9 eventos científicos internacionais. Orientou várias dissertações de mestrado concluídas nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia Electrónica e Informática e Sistemas de Informação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Os seus interesses de investigação centram-se na Engenharia de Software, Model-driven Development, Transformação de Modelos, software modeling, code generation, user interface modeling, Métodos Formais, Cloud computing e Metamodelos

Pedro Carneiro
Mestre em Novas Tecnologias (2008) e Licenciado em Engenharia Informática (2000). Detém um diploma de estudos avançados (2016) e encontra-se na segunda fase do doutoramento na especialidade de ensino à distância.
Considerado Especialista em informática pela experiência que detém desde 1996, leciona em licenciaturas e mestrados na qualidade de assistente convidado, em várias instituições do Ensino Superior, desde 2010.
Além de sócio fundador, é também diretor do departamento de engenharia de software da WeMake - Tecnologias de Informação, Lda. desde 2002, onde exerce funções de Auditor de segurança aplicacional e de Gestor de projetos de software. Possui a certificação CSM - Certified Scrum Master pela ScrumAlliance. Tem a seu cargo a responsabilidade pela segurança informática e administração de sistemas em várias instituições, entre elas uma IPSS e uma ONG, onde possui cargos diretivos.

Maria Estrela Cruz
Professora adjunta na ESTG, IPVC. Doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação, Universidade do Minho. Licenciada em Matemática e Ciências da Computação, Universidade do Minho. Detentora de título de Especialista na área científica de 481- ciências informáticas, tendo prestado provas em Setembro de 2012.
Membro do Centro de Investigação ALGORITMI, Universidade do Minho.
Desempenhou funções de Software Engineer na SIEMENS S.A. e na NOKIA SIEMENS Networks, entre 2001 e 2007 e de Software developer na Edinfor (grupo EDP) entre 1994 e 2001.

Última atualização: 
18.11.2016
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
Format: 2020-07-05
Format: 2020-07-05