Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

30 anos Turismo

30 anos Turismo

“Estes alunos têm emprego garantido”

Presidente do Turismo Porto e Norte deixou essa garantia aos estudantes presentes na cerimónia

Em pleno dia Mundial do Turismo o Instituto Politécnico de Viana do Castelo comemorou a criação, há 30 anos, do curso de Turismo. A cerimónia comemorativa decorreu no âmbito das Jornadas de Turismo que juntou novos, atuais e antigos alunos em palestras, apresentações e debates. Uma data que relembrou e homenageou Francisco Sampaio, ilustre fundador do Curso de Turismo e personalidade de reconhecido mérito no panorama turístico nacional. 

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, recordou os primeiros passos do curso, que em 1989/1990, abriu, nas instalações do Castelo Santiago da Barra em Viana do Castelo, a primeira turma e enalteceu o percurso efetuado até aos dias de hoje. “Este foi um curso que se impôs pela qualidade da sua formação e que ao longo destes anos tem dignificado a imagem e o IPVC no seu conjunto. É um dos cursos que mais reconhecimento tem, quer no panorama nacional quer internacional, e tal deve-se a um conjunto de fatores, como é o caso da qualidade da formação, o reconhecimento através de prémios já conquistados, mas também pelas ações que desenvolve. Recordo que ainda não se falava desta questão dos projetos e a relação dos projetos, alunos e investigação, e já o curso de turismo o fazia. Esteve e está sempre na linha da frente”.
Vídeo Carlos Rodrigues

Luís Pedro Martins, presidente do turismo Porto e Norte de Portugal, considerou que os estudantes que optaram pelo curso de turismo como formação superior fizeram a “escolha certa. “Tenho dito por toda a região que este é um momento e uma área que me deixa particularmente feliz uma vez que sou portador na grande maioria das vezes de boas notícias. Estamos a falar de um setor que representa 24 % do PIB do país, de um setor que atingiu praticamente o pleno emprego, que trouxe 500 milhões de euros de proveitos em 2018 só na região Porto e Norte”, sublinhando que este é um momento para falar da importância do turismo para a economia da região e “também para aquilo que promove em termos de coesão territorial e coesão social”. Números e indicadores que não deixam margem de dúvidas ao dirigente que deixou uma boa notícia aos estudantes do curso de Turismo presentes: “Vocês têm à partida quase emprego garantido no final do curso”.
Vídeo Presidente região turismo

Portador de boas notícias foi igualmente José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que aproveitou a ocasião para recordar e homenagear todo o trabalho desenvolvido por Francisco Sampaio em prol do desenvolvimento do Turismo na região.

José Maria Costa relembrou que os desafios de hoje são muito diferentes nomeadamente “o digital”. “Quem não estiver na chamada nuvem não existe, pelo que à semelhança do que acontece noutros setores, o que lá colocamos também têm que ser produtos de qualidade e produtos sustentáveis. Este é um esforço que esta região tem feito em prol da qualidade”.
Vídeo Presidente da Câmara de Viana

O presidente da autarquia deixou ainda a indicação que até 2021 quatro novas unidades hoteleiras irão surgir em Viana do Castelo.

 

Última atualização: 
30.09.2019
 

Hiperligações

Imagens

30 anos Turismo

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 
Format: 2019-12-11
Format: 2019-12-11

Próximos Eventos