Jornadas de Saúde

Diabetes: Um desafio sistémico e multissetorial

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) promove a 18 de maio a Jornada Científica "Diabetes: Um desafio sistémico e multissetorial".

Organizada pelo Curso de Licenciatura em Enfermagem, a iniciativa pretende promover o debate sobre "a inovação, a prática clínica e a investigação no âmbito da diabetes, com a participação de um variado painel de peritos na área".

"A Diabetes no Alto Minho" é o tema da Conferência inaugural seguindo-se um primeiro painel que irá trazer à discussão a "Promoção da saúde e prevenção da diabetes". Um primeiro momento onde se irão abordar questões como "Da patogénese à salutogénese na Diabetes: o papel da Literacia para a Saúde rumo a uma mudança de paradigma!"; "Porque é que as pessoas com diabetes precisam de educação?" Projeto "Não à Diabetes"; "Viana cidade saudável" e "Projeto RIUPS".

Na parte da tarde e um segundo painel as questões do tratamento da Diabetes. "Novas tecnologias na diabetes;" "Promoção da literacia e capacitação em pessoas com diabetes tipo 2"; "A consulta de enfermagem na diabetes" "Entrevista motivacional" e o "Impacto do diagnóstico e do tratamento na vida da pessoa com diabetes" serão os temas em análise.

O tratamento de complicações da diabetes serve de mote para o terceiro painel que pretende fomentar o debate em torno de questões como "Pé diabético"; "Retinopatia: a importância do rastreio" e sobre a "Dor".

A encerrar os trabalhos a conferência "A saúde nas políticas de educação"

O programa e outras informações podem ser consultadas aqui
Para mais informações: eventoscientificos_cle@ess.ipvc.pt

Profissional…20€
Estudantes da ESS-IPVC…5€
Estudantes de Licenciatura e Mestrado ..10€

Inscrição de um dos participantes autor de póster - redução 50%

Os pagamentos deverão são realizados através de transferência bancária. É necessário o envio do comprovativo de pagamento em formato digital (PDF ou JPEG) no ato de inscrição.

Modalidade de pagamento:
Transferência bancária:
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
IBAN: PT50078101120112001176171

Página do evento científico:

As inscrições são limitadas à lotação do Auditório e aceites por ordem de entrada.

04.05.2018

Jornadas de Saúde